sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Construindo uma Telecaster - 12 - Escala

Já que o tensor estava inserido e a escala colada, a próxima etapa era nivelar a escala, bem como dar a sua angulação. Após a colagem da escala, ficou assim:

A escala ficou grossa demais para o que eu pretendo fazer, então era necessário tirar um pouco de espessura. Para isso, marquei ao lado da escala qual seria o edital, colei fita e lixei até ficar como desejava.



E foi ficando assim:

Apesar de ter tirado a espessura, ainda era necessário aplainar a escala, bem como as laterais, que não estavam 100%. Isso foi feito com um taquinho e com lixa. Deu um bom trabalho, porque foi necessário conferir várias vezes com a régua, bem como um bom golpe de olho. Ficou assim:
Após essa etapa, era necessário dar a angulação na escala. Optei por 22 polegadas. 
Havia duas opções para dar a angulação, uma era fazer manualmente com um taquinho e uma lixa e ir conferindo, outra era fazer um gabarito para a lixa jpa na angulação. Optei pela segunda opção. Para isso, medi a distância e risquei com um compasso na madeira a angulação correta, para que pudesse cortar. Cortei a primeira madeira, e usei ela como marcação para as outras duas. Ao final parafusei as três madeiras e coloquei um duratex na angulação para ficar mais uniforme. Veja o procedimento e resultado abaixo:








Após muito trabalho, o braço ficou assim:
Não ficou 100% preciso, mas ficou bacana. O próximo passo é colocar os trastes e os marcadores de casas.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho exercido na construção de instrumentos, e muito obrigado por compartilhar sua experiência. A cada dia que passa, e que vejo trabalhos de luthiers como o seu, ou de pessoas que se arriscam a construir instrumentos apenas pelo fascínio que esse trabalho proporciona, e que eu concretizo mais ainda o meu sonho de embarcar nesse mundo da luthieria. Tô muito curioso para ver o resultado final. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras de elogio e de incentivo! Espero que ingresse também nesta prazerosa arte!
      Abração

      Excluir