quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Construindo uma Telecaster - 04 - Fabricando os gabaritos

Já que a madeira estava colada e pronta para ser cortada, faltava os gabaritos para o corte correto da madeira.
Para tanto, utilizei o modelo que peguei na internet, é em A0, ou seja, se imprime em tamanho real, 1x1, e é impresso em metro em gráficas que possuem maquinário para isso. No meu caso, além de ter impresso em metro, imprimi em papel adesivo, o que facilitou o trabalho. Para o gabarito em si, utilizei duratex de 3mm, que é fácil de manusear e cortar, e é rígido o suficiente.
Como não tinha noção exata do que fazer, primeiro colei com cola o gabarito em uma espuma mais rígida e aí risquei na madeira e cortei. Ficou assim:
Então, coloquei o gabarito em cima para conferir. Veja:
Já que ficou certo, colei o adesivo em cima:


O resultado ficou bom, mas será necessário lixar para dar o acabamento, mas primeiro fiz o gabarito do braço, que foi feito no mesmo esquema:


Acontece que acabei fazendo as partes invertidas do gabarito, como dá pra ver nesta foto:
Mas como iria fazer ambos os gabaritos, não houve qualquer problema. Nas fotos acima, ainda é necessário fazer o acabamento.
Então, iniciei o processo, que foi igual ao descrito acima, com exceção de que colei já o adesivo na madeira e depois cortei, o que também é viável e até facilita, só tendo que cuidar para não cortar o adesivo.
Após o processo e lixar, ficou assim o gabarito:
O gabarito da parte frontal necessita ser cortado, já que vai servir, ao menos em tese, para marcar as cavidades que serão feitas para a parte elétrica. Inicei o corte com a micro-retífica, como se verifica nas fotos abaixo:


O acabamento não ficou 100%, mas ficou bom. Abaixo tem fotos de ambos os gabaritos já finalizados.




Já que estavam finalizados os gabaritos para o corpo, faltava fazer os gabaritos para a curvatura do braço. Fiz no mesmo sistema acima, só que deu um pouco mais de trabalho para fazer o ângulo correto.
Primeiro fiz o gabarito do braço em si, para depois fazer o gabarito para conferência. Na foto deste, falta cortar na altura correta ainda, mas dá para ter uma noção de como ficou.




4 comentários:

  1. boa tarde! tem como me passar o pdf desse gabarito por e-mail? (paulo@itccnt.com)

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito inspirador e interessante o que vc fez. Qual o material usado para os moldes e como vc cortou?

    ResponderExcluir
  3. Poderia me passar o gabarito por favor. Ficou foda. loriadanilo01@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde meu amigo. Pode me passar esse gabarito por favor? loriadanilo@gmail.com. Ficou muito foda o projeto

    ResponderExcluir