quinta-feira, 15 de março de 2012

Construindo uma Telecaster - 18 - Bucha de fixação (Ferrules)

Como havia instalado a ponte, faltava colocar o se denomina "ferrules", ou seja, aquelas buchas de fixação que ficam na parte traseira do corpo e servem para reter a bolinha da corda, para que ela não atravesse o corpo.
Essas buchas são difíceis de encontrar e muito caras, o que me desanimou um bocado, já que eram apenas 6 buchinhas que custavam mais de 50 reais, fora o frete. A saída foi encontrar algo mais acessível e que fizesse a mesma coisa.
A solução que encontrei foi a utilização de bucha rebite e mais uma pequena arroela. Encontrei ambas em uma loja de parafusos. A bucha rebite custou R$ 0,17 e a arroela custou R$ 0,01. Ou seja, ficou bem mais barato.
Estes são a bucha rebite e a arroela:

O que eu fiz? A própria bucha rebite tem uma redução no interior dela que impede que a bolinha da corda passe, e neste local, colei a arroela com super bond. Ficou bom.
Fiz os furos no corpo:
Ficaram irregulares, porque os outros furos já haviam ficado assim. Nisso que dá fazer as coisas com pressa... Instalei as buchas, só que ainda não colei elas com super bond, coisa que só vou fazer após lixar e pintar tudo.
Outro detalhe é que as buchas eram douradas e não combinava, lixei elas e ficaram prateadas. Abaixo o resultado.

Até que ficou interessante o resultado e serviu direitinho pra finalidade, além de ser bem mais barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário