terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Montando uma Tele de freijó feita na CNC... (1)

Resolvi montar uma das Tele que eu havia feito aproveitando um braço que adquiri em uma troca. Infelizmente não tirei fotos do processo de confecção do corpo, mas é igual o da postagem anterior onde fiz um corpo de cedro rosa com tampo em imbuia. 
A guitarra que escolhi foi a de freijó com tampo em imbuia. A razão da escolha foi por estar muito curioso com o som do freijó. Seguem algumas fotos do corpo:

O braço é esse:
É uma réplica de um braço Fender Telecaster, foi feito por algum luthier em maple e jacarandá. Parece ter boa tocabilidade. No entanto, a medida do encaixe no tróculo não está estava exata, o que me deu um bocado de trabalho lixando para que ele encaixasse.
Depois que consegui encaixar, precisei alinhar (velha técnica da ponte e do fio de nylon) e então prender os parafusos no tróculo.


Depois ficou assim:
Depois alinhei a ponte com nylon... e instalei ela... Não fiz furações pro outro lado para passar as cordas porque não tenho os ferrules e essa ponte possibilita instalar as cordas sem ter que atravessar elas. Preferi assim.
Como não tem escudo e o fio passa de um cavidade para a outra, tive que tirar a ponte e instalar o captador da ponte.
Fui instalar as tarraxas e percebi que as que eu comprei vieram em jogos de 3 x 3 e não 6 em linha, como havia pedido. Comprei do ebay direto de Hong Kong, não tenho nem o que fazer... De qualquer forma instalei elas... ficou um pouco estranho, mas serviu.
Depois passei a fase de montar o control plate. Tanto isso, como os captadores, aproveitei da primeira tele que havia feito e que estava parada...

E ficou assim:
Depois coloquei as cordas...
A foto acima ficou péssima... e a fita crepe branca está ali porque ainda não parafusei o control plate. Falta regular a guitarra e acertar diversos detalhes, mas já tirei um som com ela. O freijó tem um timbre excelente e bem estalado. Gostei bastante.
Em breve posto mais coisas...

Um comentário:

  1. Ficou massa. Vai fazer algum acabamento? Acho que a imbuia vai se destacar bastante se passar um óleo ou verniz. Abraços, Fabiano

    ResponderExcluir