Hoje decidi postar algo sobre ferramentas que auxiliam muito na luthieria, já que não comecei uma nova guitarra ainda. Vejamos algumas delas:
Cola: Extremamente útil e até mesmo indispensável. Utiliza-se para colar as partes do corpo, o braço no corpo, escala no braço e qualquer outra situação que seja necessário colar madeira. Existem diversos tipos de cola. Atualmente utilizo a Titebond, que é própria para luthieria.
Serrote Japônes: É o serrote que possui a bitola específica para fazer a cavidade onde o traste será fixado. Quando a bitola está correta, não é necessário colar o traste, pois ele entra pela pressão e lá permanece, pois não há folga. Outro acessório útil é o regulador de altura do corte. Seguem as fotos do item:
Martelo de Nylon: Utilizado para fixar o traste na escala. Pode ser poliuretano ou e nylon. É rigido o suficiente, mas não danifica o traste.
Alicate: Útil para cortar os trastes e também para arrancá-los, caso seja necessário. Para estar segunda finalidade é necessário limar a ponta até que a área de contato seja suficiente firme para isso. Verifique nas fotos abaixo.
Régua niveladora: Serve para nivelar os trastes, evitando assim o trastejando. Pode se utilizar também de um bloquinho com lixa, faz a mesma função. O bom desta régua é que ela é mais longa e permite um nivelamento mais abrangente e menos trabalhoso.
Lima de traste: ferramenta indispensável ao luthier. É um pouco díficil de encontrar no Brasil (aliás, encomendei mais uma, achando que esta não chegaria. Vou vendê-la, quem tiver interesse, entre em contato). Essa lima, além de auxiliar no nivelamento dos trastes, devolve a forma original do traste quando ele está achatado pelo nivelamento. Esse modelo possui as 3 medidas de traste, que são trocadas conforme a necessidade.
Naturalmente que existem muitas outras ferramentas, mas hoje abordei essas. Até breve!