segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Montando uma Tele de freijó feita na CNC... (2)

Continuando a postagem anterior... Embora não tenha tirado muitas fotos, fiz o seguinte...

Fiz um pequeno escudo em marfim para o captador da ponte na router CNC. Achei interessante a idéia e como não pretendo usar o escudo tradicional, resolvi ver como ficava... Gostei do resultado. Ficou assim:

Ele (o escudo) é preso apenas pelo encaixe e a altura do captador é regulada pelos parafusos ali... Preciso dar o acabamento nele e arredontar melhor os cantos ainda...
Em seguida, refiz as ligações dos captadores (que não são dos melhores... foram retirados de uma Tagima), prendi o control plate e o jack. O resultado ficou assim:
Antes de colocar as cordas, fiz um fretwork nos trastes para nivelar... deu trabalho mas ficou bacana o resultado.
Após colocar as cordas:


Vou precisar ainda regular a altura do tróculo, porque o braço ficou um pouco alto e por isso os carrinhos também precisam ficar altos.





São necessários alguns ajustes ainda e lixar as laterais, mas isso não me impediu de tirar um som... Fiz esse vídeo:



Gostei bastante do timbre do freijó e a combinação das madeiras. Apesar de não ter usado uma captação top de linha, o resultado me agradou bastante. Em breve postarei mais algo...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Montando uma Tele de freijó feita na CNC... (1)

Resolvi montar uma das Tele que eu havia feito aproveitando um braço que adquiri em uma troca. Infelizmente não tirei fotos do processo de confecção do corpo, mas é igual o da postagem anterior onde fiz um corpo de cedro rosa com tampo em imbuia. 
A guitarra que escolhi foi a de freijó com tampo em imbuia. A razão da escolha foi por estar muito curioso com o som do freijó. Seguem algumas fotos do corpo:

O braço é esse:
É uma réplica de um braço Fender Telecaster, foi feito por algum luthier em maple e jacarandá. Parece ter boa tocabilidade. No entanto, a medida do encaixe no tróculo não está estava exata, o que me deu um bocado de trabalho lixando para que ele encaixasse.
Depois que consegui encaixar, precisei alinhar (velha técnica da ponte e do fio de nylon) e então prender os parafusos no tróculo.


Depois ficou assim:
Depois alinhei a ponte com nylon... e instalei ela... Não fiz furações pro outro lado para passar as cordas porque não tenho os ferrules e essa ponte possibilita instalar as cordas sem ter que atravessar elas. Preferi assim.
Como não tem escudo e o fio passa de um cavidade para a outra, tive que tirar a ponte e instalar o captador da ponte.
Fui instalar as tarraxas e percebi que as que eu comprei vieram em jogos de 3 x 3 e não 6 em linha, como havia pedido. Comprei do ebay direto de Hong Kong, não tenho nem o que fazer... De qualquer forma instalei elas... ficou um pouco estranho, mas serviu.
Depois passei a fase de montar o control plate. Tanto isso, como os captadores, aproveitei da primeira tele que havia feito e que estava parada...

E ficou assim:
Depois coloquei as cordas...
A foto acima ficou péssima... e a fita crepe branca está ali porque ainda não parafusei o control plate. Falta regular a guitarra e acertar diversos detalhes, mas já tirei um som com ela. O freijó tem um timbre excelente e bem estalado. Gostei bastante.
Em breve posto mais coisas...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Contruções...

Anda meio corrido por aqui e quase não tenho atualizado o blog. No momento estou trabalhando na construção de alguns corpos de Telecaster. Além do que mostrei na postagem anterior e que em breve farei a postagem sobre a colocação do binding de madeira, fiz uma de mogno com tampo de rádica de imbuia, freijó com tampo de imbuia e em marupá. Seguem as fotos:

Guitaras em perspectivas:
 Mogno com tampo de rádica de imbuia e freijó com tampo em imbuia.
 Marupá e a outra de cedro rosa com tampo em imbuia e binding em marfim (falta finalizar)
 Fiz também essa strato de cedro rosa com tampo em imbuia:

E este Jazz Bass em cedro rosa peça única:
Em breve coloco mais detalhes...