quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Imbuia... e mais imbuia...

Nas minhas andanças por Santa Catarina (eu moro aqui) fui a uma cidade localizada no meio oeste catarinense (à 120km de Lages) e lá encontrei uma situação bem peculiar: É comum naquela região haver tocos, troncos, etc de Imbuia pelos pastos e campos. São pedaços de árvores que estão há décadas cortadas e lá foram deixadas. Há árvores enormes, que quando beneficiadas e preparadas para a utilização, normalmente, possuem aspecto bem interessante e bonito.
Algumas fotos:




 

Esta aqui deveria ter cerca de mil anos quando foi cortada (levando como base de cálculo a outra imbuia que vi no Zoobotânico e que tinha tamanho similar):

Para ter uma melhor noção do tamanho: eu em cima da árvore

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Primeiros testes na CNC

Depois de uma longa espera e uma longa luta para conseguir resolver os problemas de configuração do PC/Controladora, a máquina saiu do lugar. Minha felicidade ao ver ela se mover foi enorme.
Passada a euforia, veio a fase de testes (ainda estou nela), onde são feitos os ajustes, idenficados os problemas de projeto, de velocidades da máquina, tupia, limitações, etc. Ainda não tive muito tempo para "brincar" com ela, já que o tempo anda curto e a vida corrida.
Resolvi fazer um corpo de telecaster como teste, utilizei madeira de pinus para testar. Vejamos alguns passos:
Eis o local de trabalho:
A máquina trabalhando:
O resultado ficou assim:
No entanto, o projeto não ficou 100%:
Pontos 1 e 2: Seria onde furo é feito com furadeira, não sei a razão do projeto ter ficado assim. Então, tenho que idenfiticar na matriz o erro.
Ponto 3: Mesma razão do anterior, com exceção que ali não deveria ter nada.
Ponto 4: Acho que foi falha ao fixar o ponto zero mesmo.
Outros pontos: O projeto que deu origem ao corte falhou também em alguns cantos e arrondamentos. A máquina em si funcionou corretamente, o problema foi o comando de corte que já estava falhado.

Estou satisfeito com o resultado, agora é continuar testando e adaptando, logo sai algo bacana. Em breve terei novidades!