quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Construindo uma Telecaster - 14 - Cavidades do corpo

As cavidades do corpo eu já havia feito uma parte há algum tempo, mas não havia postado aqui para não deixar as postagens de maneira aleatória, então, optei por concluir as postagens relativas ao braço primeiro, para então publicar este tópico.
A primeira cavidade que fiz foi a do encaixe para o braço, na época não tinha uma tupia ainda, então fiz com furadeira, mas não ficou muito preciso. Quando comprei a tupia, aí fiz o acabamento com ela e ficou bem melhor. Utilizei o gabarito para marcar onde seria feito a cavidade. Algumas fotos do procedimento:







 Nas fotos acima, eu ainda pensava em utilizar outra madeira para escala. Por isso está diferente da atual.
Para marcar os locais das cavidades restantes, prendi o gabarito no corpo da guitarra e risquei as marcações.
Depois utilizei o recurso da tupia que possibilita utilizar o gabarito para fazer as cavidades. Mesmo assim, o resultado não ficou como desejado, pois minha habilidade com a tupia ainda deixa a desejar. Abaixo fotos do procedimento e resultados:
 
Digamos que o furo ficou um pouco irregular... Coloquei os escudos em cima para ter uma noção melhor de como ficaria.



Bom, diante das imperfeições das cavidades, foi necessário fazer alguns "reparos". Para isso utilizei cola de madeira e a serragem que havia guardado.
Algumas fotos do procedimento:


Depois será necessário lixar para dar o acabamento. 
A cavidade dos potenciometros e chave seletora precisou ser mais aprofundada,m então fiz isso, bem como ajeitei um pouco mais as cavidades com a tupia, em razão dos reparos que fiz.

O acabamento de lixar, farei somente no momento de pintar. A cavidade para a ponte não fiz ainda porque preciso primeiro fixar o braço corretamente para poder medir a distância correta.
Todavia, já fiz os furos entre as cavidades para poder passar a fiação. Para isso utilizei a furadeira e uma broca maior, e também utilizei calços de madeira para evitar o contato da broca com o corpo. A cavidade para o Jack foi feita na mesma sistemática.









O resultado ficou assim:

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Construindo uma Telecaster - 13 - Marcações e trastes

Como há havia finalizado a angulação da escala, precisava tirar mais um pouco da espessura do braço. Após lixar, o resultado do braço ficou assim:
Assim ficou melhor, na minha opinião, porque o braço ficou mais confortável para tocar.
A próxima etapa era fazer as marcações para os trastes. Existe uma distância correta para o espaçamento entre os trastes e como o gabarito estava correto nisso, imprimi a escala do gabarito em A3, recortei ela e colei com fita sobre a escala do braço. Abaixo fotos do procedimento:


Então, peguei uma régua e um estilete e fui fazendo as marcações nas linhas dos trastes. Veja abaixo o procedimento:




Ficou bom o resultado e facilitou bastante o trabalho. Depois marquei onde deve ser inseridas as bolinhas de marcação. É muito simples, basta fazer um "x" na casa em vai e bem no meio do "x" inserir a bolinha. Veja a marcação:


Como não achei as marcações apropriadas, comprei essas bolinhas em uma loja de aviamentos. O saquinho com 100 bolinhas me custou R$ 2,50, muito mais barato que as marcações.
Como era meia-lua, a outra parte eu precisei lixar. Fiz o buraco com a furadeira na marcação devida e fui lixando até ficar no tamanho certo. Depois colei com super bond. Algumas fotos:






Como ficou super bond colado na escala, lixei um pouco a escala e o resultado ficou assim:


O próximo passo era fazer as cavidades para colocar os trastes. Como não tenho o serrote japonês, acatei a dica de um amigo luthier e utilizei uma serrinha de cortar ferro, mas tirei os "dentes" da serra com uma lima, isso deixou a serra no tamanho exato para os trastes. É uma solução boa e barata. O traste que usei foi o jumbo e em metro.
Na foto acima já havia feito todas as cavidades, então comecei a colocar os trastes.
A colação é feita com um martelo de nylon (pode usar um martelo de madeira também, porque a madeira é menos rígida que o traste), e super bond para colar os trastes. Algumas fotos do procedumento:





Como sobraram "beiradas" dos trastes, extrai isso com um alicate de corte. Ficou assim:


Após isso, limei as beiradas com uma lima reta. Ficou assim:






O resultado ficou bom, até melhor do que eu esperava. A retifica final e regulagem dos trates vou fazer mais pra frente, quando já tiver corda.
Abaixo uma foto do braço com o corpo (já fiz algumas cavidades do corpo, outra hora eu posto). Dá pra ter uma noção de como está ficando.